sexta-feira, 23 de março de 2012

Educadores recebem orientações sobre o Projeto Jovem de Futuro

Gestores, professores e diretores de escolas da capital e do interior do Estado participaram nesta quinta-feira, 22, de uma reunião com gerentes e consultores do Instituto Unibanco. A reunião, que aconteceu um dia depois do lançamento do Projeto Jovem do Futuro (PJF), tem como objetivo principal, tirar dúvidas dos profissionais da educação em relação a implementação e execução do PJF nas escolas do Pará.

“É um momento para sanar eventuais dúvidas por parte de professores e gestores e reorientar para a importante fase do planejamento dos projetos”, explica a gerente de projetos sociais do Instituto Unibanco, Graciete Sant' Anna do Nascimento.

O PJF integra o Programa Mais Saber do Governo do Estado, que está investindo na redução da evasão escolar; na redução da defasagem idade-série e no reforço das disciplinas de Português e Matemática, além da formação dos professores. A metodologia do PJF foi testada em Minas Gerais e Rio Grande do Sul e os resultados foram surpreendentes. As notas nas disciplinas de Português e Matemática tiveram um aumento entre 10% e 25%, respectivamente. Em função desta melhora, o projeto foi estendido a outros seis estados: Pará, Ceará, Piauí, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Na região Norte, o Pará é o pioneiro na implementação do PJF, que inicialmente abrangerá 141 escolas, sendo 85 do interior e 56 da Região Metropolitana de Belém. Dentro de três anos, as escolas deverão trabalhar para apresentar os primeiros resultados. Graciete conta que nos estados onde já é desenvolvido, “os resultados são maravilhosos e que ficou comprovado que a cada 2 anos no Projeto, os alunos ganharam o equivalente há 23 anos de estudos”.

No Estado, o primeiro desafio é melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática, e assim, aumentar os índices do Pará no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As experiências do Instituto Unibanco em Minas e Rio Grande do Sul garantem que isso é possível.

Texto: Fabiana Batista
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc
Link http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=1431&idareainteresse=1