quinta-feira, 12 de abril de 2012

Escolas que ofertarão turmas em tempo integral capacitam professores

 
 
Tempo Integral
Professores e técnicos do ensino médio da Escola Estadual Augusto Meira participaram nesta segunda-feira (9) da Formação Docente e Assessoramento Pedagógico para a implantação das Escolas em Tempo Integral. A preparação é promovida pela Diretoria de Ensino Médio e Educação Profissional da Rede Pública Estadual de Ensino e visa apresentar o projeto, diretrizes e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais. A mesma formação acontecerá nos dias 10 e 11, nas nas Escolas Raimundo Vera Cruz e Temístocles Araújo. A Augusto Meira é uma das 10 escolas que, a partir deste ano, ofertará essa forma de ensino. Neste ano letivo, a escola ofertará o 1º ano do ensino médio em tempo integral. As aulas começarão no dia 16 de abril. Cerca de 150 estudantes já foram matriculados para as turmas que passarão o dia inteiro na escola. A maioria, de acordo com a diretora da escola, professora Catarina Miranda reside nos bairros do Guamá, Canudos e Terra Firme, mas há, também, alunos que vêm de Benevides. Desde o início do ano, informou a diretora, a escola se prepara para a novidade. Em janeiro, o projeto da Escola em Tempo Integral foi apresentado aos pais dos estudantes. “Muitos queriam entender melhor como vai funcionar, queriam saber de mais detalhes”, contou a diretora, explicando que os estudantes permanecerão na escola durante os turnos da manhã e da tarde, recebendo aulas do ensino regular e participarão de atividades pedagógicas diferenciadas. O diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, professor José Roberto Alves, destacou a importância da implantação das Escolas em Tempo Integral para a elevação da qualidade do ensino que implica “não somente na melhoria do rendimento escolar, mas no espaço escolar como um ambiente de convivência social e um espaço de cultura geral”. A professora de Química, Lúcia Teixeira, trabalha há 14 anos na Augusto Meira. A inovação com a turma do 1º ano funcionando em tempo integral está abrindo novas perspectivas para as formas de se trabalhar na escola. “Vamos ter condições de nos concentrar mais na escola e, assim, proporcionar mais qualidade para o aluno, na preparação das aulas e das provas, além de aprofundarmos o vínculo”, disse. Ela ressaltou que, com mais tempo para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, o ensino e o aprendizado serão facilitados. “A Química, infelizmente, ainda é vista como aquela disciplina cheia de fórmulas, que é importante apenas para passar no vestibular. Nós já trabalhamos na contramão disso. Procuramos mostrar que a Química está no nosso cotidiano, está nas questões ambientais, na reciclagem do lixo. Com o funcionamento em Tempo Integral, já estamos trabalhando em projetos que reforcem essa concepção”, explicou a professora.
Texto: Mari Chiba Fotos: Advaldo Nobre Ascom/Seduc
 
 
 
 

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